segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um pouco da história do Fortal

"Uma paixão de dois irmãos pelo carnaval da Bahia". Segundo Colombo Cialdini, um dos atuais diretores do Fortal, essa foi a grande motivação para o surgimento daquela que viria a ser uma das melhores micaretas do Brasil, o Fortal.

Após algum tempo freqüentando o carnaval da Bahia, os irmãos Ailton Junior e Enio Carlos, observaram a força da música baiana por todo o Brasil e resolveram trazer para Fortaleza um novo formato de festa que despontava no mercado conhecida como carnaval fora de época, pouco tempo depois batizada de micareta, onde em diferentes períodos e cidades do país era reproduzido o carnaval de rua de Salvador.

No ano de 1992, Ailton Junior e Enio Carlos em parceria com o produtor musical Célio Guimarães fundaram a empresa Click Promoções para produzir em julho do mesmo ano a primeira edição do Fortal na avenida Beira Mar, importante ponto turístico de Fortaleza. Essa primeira edição contou com apenas um bloco, o Araboneco, que tinha como atração a banda Cheiro de Amor.

Como qualquer novidade, o Fortal gerou muitos comentários na mídia e na sociedade. Algumas pessoas criticaram e acusaram a micareta de ser um afronto à cultura cearense por trazer uma festa tipicamente baiana para Fortaleza, e outra (grande) parte da população aprovou a realização do evento e já esperava ansiosamente por uma segunda edição.

Em 1993, a segunda edição do Fortal já começou a tomar maiores proporções. Novos parceiros para a diretoria do evento, mais um dia de festa (três dias de Fortal) e mais dois blocos (Siriguella com a banda Chiclete com Banana e Evabody com a banda Asa de Águia) foram as principais alterações.

O Fortal cada vez mais crescia e aumentava também a necessidade de mudanças para aprimorar a sua organização. Em sua terceira edição no ano de 1994, os blocos que faziam parte do evento ganharam uma divisão entre oficiais e alternativos, divisão essa que dura até os dias de hoje. Os blocos oficiais participam da micareta durante três dias (de sexta-feira a domingo), e os blocos alternativos saem apenas em um dia (quinta-feira) antes do primeiro dia de desfile dos blocos oficiais.

A cada ano o número de blocos aumentava, chegando ao ponto de em 1996 o Fortal ter a sua edição com a maior quantidade de dias e de blocos. Desfilaram nove blocos oficiais e sete blocos alternativos durante cinco dias de micareta na avenida Beira Mar. Muitos empresários desejavam ter um bloco na micareta, eles perceberam que além do público cearense havia um grande número de turistas que desejavam encerrar suas férias de julho participando da micareta. Tudo isso fazia o Fortal ser reconhecido como além de uma grande festa uma excelente oportunidade para negócios gerando renda à capital cearense.

Após doze anos na avenida Beira Mar, no ano de 2004 o Fortal enfrentou problemas judiciais para a sua realização no local. E entre proibições do Ministério Público e reivindicações dos organizadores do evento, faltando apenas 24 horas para o primeiro dia da micareta, é que foi conquistada uma autorização para a sua realização por parte do Supremo Tribunal de Justiça. O Fortal aconteceu nas proximidades do aterro da praia de Iracema, ali seria o último ano da micareta nas ruas de Fortaleza.

O ano de 2005 foi marcado por uma série de mudanças para o Fortal. A produtora oficial da micareta deixa de ser a Click Promoções e passa a dar lugar para a Carnailha Promoções conseqüentemente trazendo alterações também na diretoria da micareta. Mas a principal novidade foi a mudança de local do Fortal, o evento passou a acontecer em um terreno de 25 hectares pertencente ao empresário Iven Dias Branco estrategicamente localizado a quinze minutos da avenida Beira Mar, doze minutos da praça Portugal, vinte minutos do aeroporto internacional Pinto Martins e a cinco minutos do shopping Iguatemi. Esse terreno passou a ser chamado de Cidade Fortal e trouxe ao evento um novo estilo, a micareta indoor, ou seja, micareta em um ambiente fechado.

Na Cidade Fortal, além de maior segurança o folião conta com espaço para pipoca, avenida para desfile dos blocos, arquibancadas e camarotes, e a grande novidade, a Arena Vip. Nessa arena, é possível assistir à shows dos mais diferentes artistas antes e depois da passagem dos blocos e desfrutar de uma tenda eletrônica com apresentações de importantes DJ’s.

Hoje o Fortal ganhou uma dimensão mundial. Em 2009 a festa chegou à sua 18ª edição sendo considerada por críticos, empresários e artistas como a principal referência no circuito nacional de micaretas e traz para o deleite do grande público as principais atrações da música baiana. Com um orçamento estimado em R$ 7 milhões e uma média de 500 mil pessoas freqüentando a Cidade Fortal nos quatro dias de micareta, o Fortal sem dúvidas trata-se de um importante evento para o Estado, e de quatro dias inesquecíveis para quem o presencia.



* Texto retirado da monografia Estratégias de Branding no Marketing de Eventos - O Caso Fortal. Realizada em 2009.1 pelo aluno de publicidade e propaganda da Universidade de Fortaleza Jorge Barroso, com orientação das professoras Indira Guimarães e Alessandra Bouty.

Um comentário:

  1. a hitória do fortal é ótima ñ é bom so curti o fortal é bom saber sua hitória tb

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